Ainda não há comentários

Nunca se falou tanto sobre corrupção no Brasil

Por Rodrigo Espinosa.

Nunca antes se falou tanto sobre corrupção no Brasil. Apesar da presidente Dilma ter dito algumas semanas atrás que “a corrupção é uma senhora idosa”, o fato é que corrupção no Brasil é o assunto do momento. E é isso que os números mostram.

No gráfico abaixo podemos ver que, segundo a plataforma de pesquisa, monitoramento e análise de mídia Factiva, 2014 foi o ano com maior quantidade de notícias sobre corrupção no Brasil. Não custa perceber que em questão de semanas o ano de 2015 passará ao primeiro lugar.

corruption trend

(A análise considerou conteúdo de jornais, revistas -web e impressos-, agências de notícias, e outros meios de comunicação do Brasil e do mundo).

Antes disso, 2005 e 2006 foram destaque graças ao escândalo do Mensalão. Em menos de 6 meses, 2015 já ultrapassou o volume de notícias de 2005 em mais de 25%.

Será interessante acompanhar a evolução desta tendência no futuro, e verificar se este aumento das discussões, debates e repercussões sobre o tema finalmente estará acompanhado de avanços em transparência, compliance e integridade.

Rodrigo Espinosa é Gerente Comercial da Dow Jones no Brasil, especializado em serviços de informações para inteligência, compliance e due diligence. rodrigo.espinosa@dowjones.com

Publicar um comentário