CBIC disponibiliza Guia sobre Ética e Compliance na Construção

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) lançou na última quarta-feira (11), na abertura do 88º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), o Guia “Ética e Compliance na Construção”. O objetivo do documento é, segundo a entidade, fortalecer o segmento e a qualidade dos relacionamentos com seus públicos de interesse.

O livreto é dividido pelos setores: “Apresentação”, “Ética e Responsabilidade Social”, “Como fazer a gestão da ética? “, “Como começar? “, “A CBIC” e “Referências” e tem apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi).

“Discutir ética sem hipocrisia é considerá-la como um elemento para a melhoria da qualidade do ambiente de negócios, aumentando a sua previsibilidade e a capacidade de planejamento das empresas. É compreendê-la como fator de sobrevivência e de competitividade das companhias no longo prazo. É percebê-la como variável de rentabilidade de importância cada vez maior, devendo ocupar um lugar central nas empresas e na política institucional”, afirma o presidente da CBIC, José Carlos Martins, no Guia.

Além do material, outros documentos devem servir de apoio para empresas quanto à ética, como a lei anticorrupção, manuais de ética concorrencial e de avaliação de risco e a atuação do código de ética da entidade.

No dia 15 de junho, haverá, além disso, o início de um ciclo de debates com órgãos ligados ao Tribunal de Contas da União (TCU), ao Ministério Público Federal (MPF), à Associação dos Juízes Federais (AJUFE), e à Controladoria Geral da União (CGU). O evento deverá discutir eventos como contratos leoninos, projetos mal executados, atrasos de pagamento por parte do setor público e falta de transparência nas licitações, já que são os problemas mais apontados pelas empresas.

Para acessar o Guia Ética e Compliance na Construção clique aqui.

compliancebrasil
cbic disponibiliza guia sobre etica e compliance na construcao
compliance e treinamentos
сompliance a visao alem das bad apples
governanca voltada as pequenas e medias empresas e oportunidades de negocios
instituto
o momento de proteger os compliance officers
pesquisa indica que 45 das empresas possuem baixo indice de compliance
public compliance prevencao a corrupcao publica
qual sua escolha de hoje
diretoria

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *