DIRETORIA

Luciano Malara – Diretor-PresidenteAdvogado com mais de 20 anos de atuação na área empresarial. , possui mais de 20 anos de atuação na área empresarial, obtida tanto em escritórios de advocacia quanto em diretorias Jurídicas e de Compliance de empresas nacionais e multinacionais, como Dell Computadores e Citrosuco Paulista. Membro e ex-presidente do Comitê Jurídico …

Public Compliance: prevenção à corrupção pública

A Administração Pública no Brasil corrompe, porém é igualmente corrompida. Eis um fato histórico que transcende ideologias e até mesmo ao tempo[2]. Sua afirmação diária, levada a cabo por agentes públicos e privados submersos em uma cultura profundamente patrimonialista é de fato o aspecto fundante das relações sociais no Brasil, o país do “jeitinho”. A …

Pesquisa indica que 45% das empresas possuem baixo índice de compliance

Ainda que o tema compliance esteja na boca das empresas, uma pesquisa realizada pela consultoria Protiviti indica que pelo menos 45% das companhias brasileiras possuem baixo índice de boas práticas.De acordo com Heloísa Macari, sócia-diretora da Protiviti, empresa que desenvolve projetos de governança e gestão de risco, grande parte dos entrevistados confirmou o interesse por …

O Momento de proteger os Compliance Officers

O Momento de proteger os Compliance OfficersPor Luciano Malara, Presidente do Instituto Compliance Brasil Temos visto diariamente muitas pessoas migrando de carreira ou área de atuação para mergulharem na área de compliance. Sem dúvida que é uma ótima escolha, pois a área segue crescendo e tem se tornado cada vez mais relevante. Embora a carreira …

Governança voltada às pequenas e médias empresas e oportunidades de negócios

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, próximos grandes eventos que serão sediados pelo Brasil, terão 10% do seu orçamento ou algo em torno de R$ 700 milhões destinados a pequenos e médios empreendedores que serão escolhidos como fornecedores de produtos e serviços. Apesar dos Jogos acontecerem em 2016, cerca de …

Compliance: a visão além das bad apples

O advento da chamada Lei Anticorrupção (Lei n. 12.846/2013) trouxe a nosso ordenamento dispositivo bastante inovador, que encoraja a criação e efetiva implantação de programas de compliance[1] nas empresas, fazendo-o através da previsão de que serão levados em conta, na apuração das sanções administrativas, “a existência de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e …

Compliance e Treinamentos

Por Edmo Colnaghi Neves. Mestre e Doutor em Direito do Estado PUC SPApós alguns anos implementando, desenvolvendo e mantendo o programa de compliance, a sede internacional de uma das empresas em que trabalhei decidiu estabelecer um objetivo mais ambicioso para toda a equipe mundial de compliance: dar treinamento presencial para pelo menos noventa por cento …

CBIC disponibiliza Guia sobre Ética e Compliance na Construção

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) lançou na última quarta-feira (11), na abertura do 88º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), o Guia “Ética e Compliance na Construção”. O objetivo do documento é, segundo a entidade, fortalecer o segmento e a qualidade dos relacionamentos com seus públicos de interesse. O livreto é …